SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO POLÍTICA CURRICULAR NAS "AMAZÔNIAS”: territórios, insurgências e re(existências)PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE PRISIONAL: entre a cela e a sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BRIGIDA, Alexsander Luiz Braga Santa  e  RAMOS, Evandro de Morais. BANZEIROS DO RIO NEGRO E A ESCOLA RIBEIRINHA: as aulas de educação física no contexto da hinterlândia amazônica. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.201-217.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49645.

O presente artigo, realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), traz os primeiros achados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado. Esse estudo busca compreender como as práticas socioculturais das comunidades tradicionais ribeirinhas estão inseridas nos conteúdos programáticos do componente curricular educação física. O modelo que orientou o processo metodológico da investigação baseou-se na pesquisa de campo, a partir de um estudo de caso. A coleta e análise dos dados partiram da observação de aulas de educação física e de imagens coletadas no campo da pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma comunidade ribeirinha localizada às margens do igarapé Tarumã Mirim - Baixo Rio Negro, em Manaus / Amazonas. A partir dos primeiros achados da pesquisa de campo, pode-se considerar que as práticas socioculturais ribeirinhas estão presentes nos conteúdos das aulas de educação física, seja direta ou indiretamente. Assim, é necessário evidenciar essas práticas e esses saberes locais dos escolares ribeirinhos e, para isso, sugere-se a formação continuada para os professores e a construção de um currículo que valorize o ser ribeirinho, bem como suas práticas sociais e culturais.

Palavras-chave : educação ribeirinha; educação física; práticas socioculturais; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )