SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61BANZEIROS DE RIO NEGRO Y LA ESCUELA RIBEIRINHA: las clases de educación física en contexto de la hinterlândia amazónicaEDUCACIÓN INFORMAL Y PROTAGONISMO INDÍGENA EN AMÉRICA LATINA: una breve revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARVALHO, Kely Rejane Souza dos Anjos de; SANTOS, Jocyleia Santana dos  y  MALDONADO, Daniela Patrícia Ado. PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE PRISIONAL: entre a cela e a sala de aula. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.218-232.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49685.

No desígnio de conhecer a percepção de professoras e alunas quanto à realidade educacional em que estão inseridas, na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Pedro Afonso, no Tocantins (TO), o objetivo propulsor dessa pesquisa foi compreender como as docentes exercem sua prática pedagógica e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na referida instituição, locus desse estudo. O corpus da investigação científica foi composto pelas narrativas de quatro professoras atuantes exclusivamente na UPF de Pedro Afonso e de três alunas que aceitaram, voluntariamente, participar do processo investigativo. A metodologia utilizada amparou-se na história oral, que viabiliza o surgimento de vozes à margem dos direitos e da sociedade e realizada por meio das narrativas colhidas nas entrevistas individuais. Para consecução do roteiro semiestruturado de perguntas, vários fatores foram considerados, tais como: a forma de admissão das professoras, as técnicas e/ou práticas pedagógicas desenvolvidas e as possíveis contribuições oriundas da educação para a ressocialização das reeducandas. Por intermédio da sistematização, análise e entrelaçamento dos dados descortinaram-se os resultados que evidenciaram um distanciamento entre a legislação e o cotidiano do sistema penitenciário, bem como a falta de materiais didáticos apropriados, salas multisseriadas e a inexistência de capacitação específica às professoras entrevistadas. Fatores determinantes que se configuram como verdadeiros desafios à prática docente no cárcere.

Palabras clave : educação em prisões; práticas pedagógicas; docência na prisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )