SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61TEACHING PRACTICES IN THE PRISON ENVIRONMENT: between the cell and the classroomTRAINING RESEARCH: building (self)knowledge about training teacher trainers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RUCKERT, Fabiano Quadros  and  MOREIRA, Nathalia Claro. EDUCAÇÃO INFORMAL E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: uma breve revisão bibliográfica. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.233-245.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46115.

O objetivo desse artigo consiste em socializar os resultados de uma revisão bibliográfica focada nos conceitos de educação informal e protagonismo indígena no âmbito da América Latina. Os conceitos apontados são relevantes para o estudo dos saberes indígenas e para a compreensão da relação conflituosa entre o modelo educacional de matriz eurocêntrica e as práticas de ensino e aprendizagem presentes nas culturas nativas da América. Além da análise conceitual, o artigo apresenta duas subseções que descrevem e analisam as particularidades da educação informal indígena a partir de dois estudos etnográficos realizados no Peru e na Costa Rica, selecionados pelo refinamento da pesquisa bibliográfica.

Keywords : educação informal; protagonismo indígena; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )