SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61PRÁCTICAS DOCENTES EN EL AMBIENTE CARCELARIO: entre la celda y la sala de aulaINVESTIGACIÓN COM FORMACIÓN: construir (auto)conocimiento sobre la formación de profesores formadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RUCKERT, Fabiano Quadros  y  MOREIRA, Nathalia Claro. EDUCAÇÃO INFORMAL E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: uma breve revisão bibliográfica. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.233-245.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46115.

O objetivo desse artigo consiste em socializar os resultados de uma revisão bibliográfica focada nos conceitos de educação informal e protagonismo indígena no âmbito da América Latina. Os conceitos apontados são relevantes para o estudo dos saberes indígenas e para a compreensão da relação conflituosa entre o modelo educacional de matriz eurocêntrica e as práticas de ensino e aprendizagem presentes nas culturas nativas da América. Além da análise conceitual, o artigo apresenta duas subseções que descrevem e analisam as particularidades da educação informal indígena a partir de dois estudos etnográficos realizados no Peru e na Costa Rica, selecionados pelo refinamento da pesquisa bibliográfica.

Palabras clave : educação informal; protagonismo indígena; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )