SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61PRÁTICAS DOCENTES NO AMBIENTE PRISIONAL: entre a cela e a sala de aulaPESQUISA COM FORMAÇÃO: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RUCKERT, Fabiano Quadros  e  MOREIRA, Nathalia Claro. EDUCAÇÃO INFORMAL E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: uma breve revisão bibliográfica. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.233-245.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46115.

O objetivo desse artigo consiste em socializar os resultados de uma revisão bibliográfica focada nos conceitos de educação informal e protagonismo indígena no âmbito da América Latina. Os conceitos apontados são relevantes para o estudo dos saberes indígenas e para a compreensão da relação conflituosa entre o modelo educacional de matriz eurocêntrica e as práticas de ensino e aprendizagem presentes nas culturas nativas da América. Além da análise conceitual, o artigo apresenta duas subseções que descrevem e analisam as particularidades da educação informal indígena a partir de dois estudos etnográficos realizados no Peru e na Costa Rica, selecionados pelo refinamento da pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave : educação informal; protagonismo indígena; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )