SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61INFORMAL EDUCATION AND INDIGENOUS PROTAGONISM IN LATIN AMERICA: a brief literature reviewAPPROACHES TO AWARENESS TO CULTURAL DIVERSITY IN THE SCIENCE TEACHER TRAINING CURRICULUM: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERREIRA, Isabel Cristina Fernandes; LUNA, Rita Esther Ferreira de  and  BISSOLI, Michelle de Freitas. PESQUISA COM FORMAÇÃO: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.246-257.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653.

Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo em que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.

Keywords : pesquisa com formação; formação de professores; materialismo histórico-dialético.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )