SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61EDUCAÇÃO INFORMAL E PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA: uma breve revisão bibliográficaABORDAGENS PARA SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Isabel Cristina Fernandes; LUNA, Rita Esther Ferreira de  e  BISSOLI, Michelle de Freitas. PESQUISA COM FORMAÇÃO: construir (auto)conhecimento sobre a formação de professores formadores. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.246-257.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46653.

Este artigo resulta dos estudos teóricos preliminares de pesquisas de doutorado em andamento que se utilizaram da proposta teórico-metodológica aqui denominada pesquisa com formação. Fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica anterior ao desenvolvimento da ida a campo. Procedemos à análise e sistematização dos materiais selecionados, que passaram por posterior fichamento e catalogação. A análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e no Materialismo Histórico-Dialético e demonstra que as relações entre pesquisa e formação tornam o processo investigativo uma atividade intelectual que constrói o conhecimento acerca da formação do formador, objeto das pesquisas, ao mesmo tempo em que transforma aqueles que dela participam como sujeitos: pesquisador e pesquisados.

Palavras-chave : pesquisa com formação; formação de professores; materialismo histórico-dialético.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )