SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número61INVESTIGACIÓN COM FORMACIÓN: construir (auto)conocimiento sobre la formación de profesores formadores"¿Y LOS BEBÉS?": cuando los bebés interrogan nuestra enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

AMORIM, Camilla Ferreira; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos  y  CARVALHO, Graça Simões de. ABORDAGENS PARA SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: um estudo de caso. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.258-273.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.28442.

Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas, entre o total das disciplinas de ambos os cursos, possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.

Palabras clave : formação de professores; ensino de ciências; diversidade cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )