SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61APPROACHES TO AWARENESS TO CULTURAL DIVERSITY IN THE SCIENCE TEACHER TRAINING CURRICULUM: a case studyART AS CREATIVE WORK: the production of meanings the people with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Marta Regina Paulo da. "E OS BEBÊS?": quando os bebês interrogam a nossa docência. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.274-286.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.43792.

Quem são os bebês? Essa e tantas outras perguntas instigaram o trabalho realizado com os bebês em três creches municipais. Trata-se de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nele foram organizados diferentes contextos educativos, no intuito não apenas de instigar a curiosidade, fantasia, imaginação e inventividade dos bebês, potencializando suas experiências, mas, também, instigar a própria curiosidade dos(as) estudantes, educadores(as) e pesquisadores(as) acerca dos bebês e suas produções culturais. Como resultado, foi possível repensar a docência com os bebês tendo-os como interlocutores privilegiados na construção de uma prática pedagógica dialógica, o que exigiu dos(as) adultos(as) silenciarem-se para então escutá-los e com eles também aprender.

Keywords : bebês; diálogo; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )