SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialA CATEGORIA PRÁXIS: elemento para se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

KAHMANN, Ana Paula  e  SILVEIRA, Éder da Silva. NARRATIVAS SOBRE PROCESSOS EDUCATIVOS NO SANTO DAIME. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.3-16.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45443.

O presente artigo contempla aspectos de uma pesquisa maior a respeito dos processos educativos ocorridos no interior de uma religião ayahuasqueira, o Santo Daime. O objetivo, aqui, é compreender como esses processos educativos são apreendidos e narrados por atuais e/ou antigos frequentadores dessa religião. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa que, além de pesquisa bibliográfica, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com sete sujeitos em diversas igrejas do CEFLURIS localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Entende-se que os adeptos percebem o Santo Daime como um equivalente funcional da escola, cuja organicidade ou funcionamento estaria associado a um trabalho ritual e a um trabalho de transformação de si baseado no autoconhecimento. Para esses sujeitos, os rituais se constituem em determinados saberes considerados por eles essenciais.

Palavras-chave : educação; Santo Daime; processos educativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )