SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialNARRATIVAS SOBRE PROCESSOS EDUCATIVOS NO SANTO DAIMEO ATO DE LER NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MERETT, Francielle Nascimento  e  BARROS, Marta Silene Ferreira. A CATEGORIA PRÁXIS: elemento para se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.17-32.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.42487.

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir de que maneira apráxis é compreendida e materializada no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de abordagem crítico dialética. A coleta de dados se deu pela aplicação de uma entrevista semiestruturada com professores de duas escolas do norte do Paraná. A partir da análise, verificou-se a necessidade de problematizar a formação continuada dos professores da Educação Infantil, uma vez que a formação inicial pode não subsidiar a compreensão da práxis enquanto possibilidade de efetivação de um trabalho que vise a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.

Palavras-chave : educação infantil; formação de professores; práxis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )