SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialLA CATEGORÍA PRÁXIS: elemento para pensar el trabajo pedagógico en la educación infantilEL PROGRAMA PARA LA LECTURA DE OESTE PAULISTA Y LAS ACTIVIDADES DE ENSEÑANZA: un análisis histórico-cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim  y  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. O ATO DE LER NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.33-44.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.42149.

Este estudo está vinculado aos resultados finais de uma pesquisa de Pós Graduação, stricto sensu (Mestrado), que teve como objetivo principal analisar se a ação docente, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético e na Pedagogia Histórico-Crítica, é fundamental para o desenvolvimento do ato de ler na Educação Básica. Nesse texto, analisou-se o processo de intervenção vivenciado pelos professores e alunos participantes da pesquisa. Ao materializar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ato de ler e para a leitura literária, buscou-se vislumbrar um ensino que garanta aos nossos alunos o direito inalienável aos bens culturais produzidos pela humanidade, para que, por intermédio do conhecimento, possam desenvolver-se e, com isso, humanizar-se, no sentido de compreender as contradições da sociedade e intervir sobre elas, edificando a prática social como sujeito construtor da história humana.

Palabras clave : pedagogia histórico-crítica; ato de ler; prática social; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )