SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialEL ACTO DE LEER EN LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA Y SUS POSIBILIDADES EN LA EDUCACIÓN BÁSICAAPRENDIZAJE MÓVIL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: una cartografía desde las percepciones de los professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERREIRA, Homero; TREVIZAN, Zizi  y  FRANCISCO, Marcos Vinicius. PROGRAMA SALA DE LEITURA NO OESTE PAULISTA E A ATUAÇÃO DOCENTE: uma análise histórico-cultural. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.45-58.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44086.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do ano letivo de 2009, implantou o Programa Sala de Leitura em todas as escolas da rede estadual, por considerá-las como espaços privilegiados de incentivo à leitura, fonte de informação, entretenimento e formação do leitor crítico, criativo e autônomo. O objetivo desta pesquisa foi verificar a identidade profissional, a formação docente e as práticas de mediação no Programa Sala de Leitura. Foram analisados os impactos do Programa na atuação docente, em três escolas públicas de uma cidade do oeste paulista. Foi assumida a abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso, na perspectiva histórico-cultural bakhtiniana. A coleta dos dados centrou-se na análise documental e em entrevistas semiestruturadas com três docentes, responsáveis pela Sala de Leitura. Os resultados apontaram tanto o entusiasmo das docentes e o acesso a livros, revistas e jornais, possibilitado pelas ações de estimulação da leitura, como também as fragilidades nas condições ofertadas pelo Estado, que comprometeram a atuação mediadora dessas profissionais.

Palabras clave : programa paulista sala de leitura; ação docente; processos histórico-culturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )