SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialO ATO DE LER NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICAMOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Homero; TREVIZAN, Zizi  e  FRANCISCO, Marcos Vinicius. PROGRAMA SALA DE LEITURA NO OESTE PAULISTA E A ATUAÇÃO DOCENTE: uma análise histórico-cultural. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.45-58.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44086.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do ano letivo de 2009, implantou o Programa Sala de Leitura em todas as escolas da rede estadual, por considerá-las como espaços privilegiados de incentivo à leitura, fonte de informação, entretenimento e formação do leitor crítico, criativo e autônomo. O objetivo desta pesquisa foi verificar a identidade profissional, a formação docente e as práticas de mediação no Programa Sala de Leitura. Foram analisados os impactos do Programa na atuação docente, em três escolas públicas de uma cidade do oeste paulista. Foi assumida a abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso, na perspectiva histórico-cultural bakhtiniana. A coleta dos dados centrou-se na análise documental e em entrevistas semiestruturadas com três docentes, responsáveis pela Sala de Leitura. Os resultados apontaram tanto o entusiasmo das docentes e o acesso a livros, revistas e jornais, possibilitado pelas ações de estimulação da leitura, como também as fragilidades nas condições ofertadas pelo Estado, que comprometeram a atuação mediadora dessas profissionais.

Palavras-chave : programa paulista sala de leitura; ação docente; processos histórico-culturais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )