SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueMOBILE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: cartography based on professors 'perceptionsDEMANDS OF LEARNING EVALUATION IN DISTANCE EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERREIRA, Adilson Rocha  and  FRANCISCO, Deise Juliana. A PRÁTICA DOS EXERGAMES NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL: cartografando processos de acoplamentos. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.74-87.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49412.

Esse estudo teve por objetivo verificar como se dá o acoplamento sujeito-máquina na interação de pessoas em sofrimento psíquico com os exergames. Para tal, a pesquisa foi norteada pelo método qualitativo, com a abordagem da pesquisa-intervenção. Foram realizadas oficinas com a participação de usuários de um CAPS de Maceió. Para registro dos dados produzidos foram utilizados a observação participante, a filmagem e o registro em diário de campo, analisados ao modo cartográfico. Ficou constatado que a organização estrutural do jogador se modificava ao passo que novas perturbações fossem sendo implementadas com novos jogos, desencadeando novos acoplamentos. Assim, surgiram novas modulações do acoplamento dos jogadores com os exergames, de modo a atender às novas demandas geradas. Ademais, os efeitos desencadeados guiavam o olhar para a descoberta de outras possibilidades de interação. Dessa forma, consideramos as oficinas de exergames como práticas de expressão corporal com potencialidades ao cuidado no âmbito da saúde mental.

Keywords : sofrimento psíquico; videogames; educação; exercício físico; acoplamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )