SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialMOBILE LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: uma cartografia a partir das percepções dos docentesDEMANDAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Adilson Rocha  e  FRANCISCO, Deise Juliana. A PRÁTICA DOS EXERGAMES NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL: cartografando processos de acoplamentos. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.74-87.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49412.

Esse estudo teve por objetivo verificar como se dá o acoplamento sujeito-máquina na interação de pessoas em sofrimento psíquico com os exergames. Para tal, a pesquisa foi norteada pelo método qualitativo, com a abordagem da pesquisa-intervenção. Foram realizadas oficinas com a participação de usuários de um CAPS de Maceió. Para registro dos dados produzidos foram utilizados a observação participante, a filmagem e o registro em diário de campo, analisados ao modo cartográfico. Ficou constatado que a organização estrutural do jogador se modificava ao passo que novas perturbações fossem sendo implementadas com novos jogos, desencadeando novos acoplamentos. Assim, surgiram novas modulações do acoplamento dos jogadores com os exergames, de modo a atender às novas demandas geradas. Ademais, os efeitos desencadeados guiavam o olhar para a descoberta de outras possibilidades de interação. Dessa forma, consideramos as oficinas de exergames como práticas de expressão corporal com potencialidades ao cuidado no âmbito da saúde mental.

Palavras-chave : sofrimento psíquico; videogames; educação; exercício físico; acoplamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )