SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueTHE PRACTICE OF EXERGAMES IN THE MENTAL HEALTH CONTEXT: mapping coupling processesLARGE SCALE ASSESSMENTS IN BRAZILIAN MUNICIPALITIES IN THESES AND DISSERTATIONS CAPES CATALOG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SALATINO, Vialana Ester  and  MORES, Andréia. DEMANDAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.88-100.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45545.

Contempla-se um rastreamento teórico da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação a Distância (EaD), na perspectiva da educação superior. Com base no atual cenário brasileiro, considera-se a importância de investir na emancipação dos educandos, devido às mudanças e à mercantilização da educação, que abrevia a formação para a autonomia e transforma seus atores em oprimidos. Objetiva-se compreender o cenário educativo superior que permeia a avaliação na EaD. Aponta-se a avaliação como contribuição para processos de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, permeada por tecnologias, e visa à autonomia dos educandos além dos conhecimentos adquiridos. A educação superior passa por mudanças, e a EaD expande-se significativamente, pressionada pelas características de mercado.

Keywords : avaliação da aprendizagem; educação a distância; educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )