SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialDEMANDAS DE LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN SUPERIOREL USO DE CASOS DOCENTES EN CURSOS DE ADMINISTRACIÓN EMPRESARIAL EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MONTE, Ana Lidia Lopes do Carmo  y  VIDAL, Eloisa Maia. AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.101-117.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44105.

O artigo analisa as produções acadêmicas sobre políticas de avaliação em municípios brasileiros, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período 2005 - 2017. É uma pesquisa bibliográfica e tem o intuito de elucidar o tema nos estudos acadêmicos, com uso de verbetes considerados relevantes e abrangentes. Foram identificados treze trabalhos relacionados com avaliação educacional em municípios brasileiros, sendo 3 teses e 10 dissertações, que envolvem 9 estados e 32 municípios. Os resultados apontam pistas interessantes, como o envolvimento dos atores escolares na implementação das estratégias concebidas pelos órgãos municipais, estadual e federal visando à melhoria dos indicadores educacionais atrelados às políticas de avaliação e que a centralidade que as avaliações de larga escala ocupam no cotidiano dos gestores faz com que eles tenham pouca margem de manobra no processo de implementação das políticas.

Palabras clave : produção acadêmica; políticas de avaliação educacional; municípios brasileiros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )