SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialDEMANDAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIORO USO DE CASOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MONTE, Ana Lidia Lopes do Carmo  e  VIDAL, Eloisa Maia. AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.101-117.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44105.

O artigo analisa as produções acadêmicas sobre políticas de avaliação em municípios brasileiros, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período 2005 - 2017. É uma pesquisa bibliográfica e tem o intuito de elucidar o tema nos estudos acadêmicos, com uso de verbetes considerados relevantes e abrangentes. Foram identificados treze trabalhos relacionados com avaliação educacional em municípios brasileiros, sendo 3 teses e 10 dissertações, que envolvem 9 estados e 32 municípios. Os resultados apontam pistas interessantes, como o envolvimento dos atores escolares na implementação das estratégias concebidas pelos órgãos municipais, estadual e federal visando à melhoria dos indicadores educacionais atrelados às políticas de avaliação e que a centralidade que as avaliações de larga escala ocupam no cotidiano dos gestores faz com que eles tenham pouca margem de manobra no processo de implementação das políticas.

Palavras-chave : produção acadêmica; políticas de avaliação educacional; municípios brasileiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )