SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueLARGE SCALE ASSESSMENTS IN BRAZILIAN MUNICIPALITIES IN THESES AND DISSERTATIONS CAPES CATALOGPSYCHOLOGY OF MATHEMATIC EDUCATION AND TEACHER TRAINING IN BRAZILIAN RESEARCH GROUPS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MARTINS, Célia Beatriz Patto  and  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. O USO DE CASOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.118-130.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45942.

O uso de casos de ensino como ferramenta de suporte ao ensino nos cursos de Administração de Empresas e seus correlatos no Brasil tem crescido desde a sua introdução nos anos 1970. Os casos de ensino têm origem nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harvard, com bons resultados de aprendizagem e o seu uso pode facilitar o processo de aprendizagem na sala de aula para solucionar problemas e situações empresariais reais. Este artigo, a partir de uma metodologia de revisão sistemática da literatura sobre o uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas e correlatos no Brasil, buscou levantar os temas de pesquisas mais comuns para, com isso, identificar possíveis lacunas e questões para futuras pesquisas. Os resultados demonstraram que a produção científica em periódicos nacionais, no campo estudado, é bastante reduzida e fragmentada.

Keywords : casos de ensino; metodologia ativa; ensino de administração; método do caso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )