SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialEVALUACIONES A GRAN ESCALA EM MUNICÍPIOS BRASILEÑOS EN EL CATÁLOGO DE TESIS Y DISERTACIONES DE CAPESPSICOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN GRUPOS DE INVESTIGACIÓN BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MARTINS, Célia Beatriz Patto  y  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. O USO DE CASOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.118-130.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45942.

O uso de casos de ensino como ferramenta de suporte ao ensino nos cursos de Administração de Empresas e seus correlatos no Brasil tem crescido desde a sua introdução nos anos 1970. Os casos de ensino têm origem nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harvard, com bons resultados de aprendizagem e o seu uso pode facilitar o processo de aprendizagem na sala de aula para solucionar problemas e situações empresariais reais. Este artigo, a partir de uma metodologia de revisão sistemática da literatura sobre o uso de casos de ensino nos cursos de Administração de Empresas e correlatos no Brasil, buscou levantar os temas de pesquisas mais comuns para, com isso, identificar possíveis lacunas e questões para futuras pesquisas. Os resultados demonstraram que a produção científica em periódicos nacionais, no campo estudado, é bastante reduzida e fragmentada.

Palabras clave : casos de ensino; metodologia ativa; ensino de administração; método do caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )