SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialO USO DE CASOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASILCARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIAS DE UM CURRÍCULO DE MODA DE UMA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LOPES, Beatriz Gouvea; CIRIACO, Klinger Teodoro  e  FAUSTINO, Ana Carolina. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.131-148.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46536.

Objetivou-se mapear a produção do conhecimento no campo da Psicologia da Educação Matemática, especificamente sobre o conceito de atitude na formação de professores a partir da tendência investigativa de três grupos de pesquisas brasileiros. O foco central do estudo foi realizar um mapeamento a fim de identificar a contribuição dos estudos para o avanço do debate teórico sobre a prática docente e atitude de professores dos anos iniciais no período de 2008 a 2018. Com a análise das teses e dissertações, evidenciamos a importância de tanto os familiares como os professores dos estudantes terem uma atitude positiva em relação à Matemática, pois estes indivíduos exercem forte influência na formação de atitudes.

Palavras-chave : psicologia da educação matemática; produções de grupos de pesquisa; atitudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )