SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialCARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIAS DE UM CURRÍCULO DE MODA DE UMA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINAPRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: uma análise da atividade dos professores de educação especial da região do Piemonte da Diamantina-Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BRANDAO, Caio Teixeira; BENEVIDES, Andréa Silva  e  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. SISTEMAS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: contribuições para a pesquisa em educação. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.167-182.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45106.

Este artigo apresenta algumas contribuições da noção de sistemas de representações sociais (SRS) para a pesquisa em Educação, a partir de duas pesquisas com base na Abordagem Estrutural, que entende a representação social como um sistema de crenças que orienta e justifica as práticas de um determinado grupo. Em uma pesquisa no campo da Educação Profissional, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da Análise Prototípica, foram identificados indícios da relação entre ensino técnico e capacitação profissional para alunos de cursos técnicos de nível médio de um Instituto Federal de Educação, que se estabelece a partir de uma noção polissêmica de oportunidade. Numa pesquisa-ação em Educação para a Saúde, realizada com funcionários de uma rede de supermercados, o uso de grupo focal permitiu identificar a relação entre saúde e atividade física e intervir para aumentar a adesão dos participantes à prática de exercício físico. A perspectiva sistêmica se contrapõe ao estudo de representações isoladas e oferece uma alternativa para o estudo das representações sociais, favorecendo um olhar psicossocial na intervenção e transformação das práticas educativas.

Palavras-chave : sistemas de representações sociais; abordagem estrutural; pesquisa em educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )