SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialSISTEMAS DE REPRESENTACIÓN SOCIAL: contribuciones en la investigación en educaciónRELACIONES ENTRE EL DESARROLLO INFANTIL Y LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS REPRESENTADAS POR LOS DOCENTES DE EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães  y  BORDAS, Miguel Angel Garcia. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: uma análise da atividade dos professores de educação especial da região do Piemonte da Diamantina-Bahia. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.183-193.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.50066.

O objetivo do presente artigo foi descrever as condições dos processos pedagógicos e características da atividade do trabalho dos professores de AEE das escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina, estado da Bahia. A coleta de dados foi composta de um questionário de perguntas fechadas aplicada a 36 professores. Foi possível constatar que os docentes atuam com uma grande quantidade de alunos, inclusive com muitos tipos de necessidades especiais diferentes, sendo que algumas extrapolam o público alvo do AEE. Apesar disso a grande maioria afirma que produz adaptações curriculares para atender as necessidades pedagógicas individuais dos seus alunos, o que demanda um tempo grande e ultrapassa a carga horária de trabalho, já que os docentes acabam levando trabalho do AEE para ser feito em casa. Assim, é possível afirmar que as condições de trabalho dos sujeitos participantes do estudo está muito aquém do considerado satisfatório, necessitando um olhar mais apurado dos gestores para enfrentar essa situação.

Palabras clave : atendimento educacional especializado; educação especial; condições de trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )