SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialPRECARIEDAD DEL TRABAJO DE MAESTROS: un análisis de la actividad de maestros de educación especial en la región DiamantinaDOCENTES DE ESCUELAS PÚBLICAS DELANTE DE LAS PRÁCTICAS EN EL COTIDIANO ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Bruno Viviani dos  y  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REPRESENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.194-209.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956.

O presente estudo objetivou analisar as relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, nos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita e Queimados, no estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo de queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa Alceste (Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segment de Texte). Os resultados apontam para uma representação social das práticas pedagógicas estudadas dissociadas dos conhecimentos das novas abordagens pedagógicas do campo da Educação Física escolar relacionadas ao desenvolvimento infantil.

Palabras clave : desenvolvimento infantil; educação física escolar; representações sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )