SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialPRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: uma análise da atividade dos professores de educação especial da região do Piemonte da Diamantina-BahiaDOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Bruno Viviani dos  e  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REPRESENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.194-209.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.45956.

O presente estudo objetivou analisar as relações entre o desenvolvimento infantil e as práticas pedagógicas representadas pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, nos municípios de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita e Queimados, no estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com questões abertas a 103 professores, que deveriam explicar como o jogo de futsal, o jogo de queimada e a dança contribuem para o desenvolvimento dos alunos nos aspectos afetivo, cognitivo e social. Os dados foram submetidos a uma análise do programa Alceste (Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segment de Texte). Os resultados apontam para uma representação social das práticas pedagógicas estudadas dissociadas dos conhecimentos das novas abordagens pedagógicas do campo da Educação Física escolar relacionadas ao desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; educação física escolar; representações sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )