SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueRELATIONSHIPS BETWEEN CHILD DEVELOPMENT AND PEDAGOGICAL PRACTICES REPRESENTED BY PHYSICAL EDUCATION TEACHERSHISTORICAL AND ARTISTIC APPROACH TO THE USE OF BLUE AND PINK COLORS AS PEDAGOGIES OF GENDER AND SEXUALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, José Bonifácio Alves da  and  CERVI, Gicele Maria. DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.210-222.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.42171.

O presente artigo traz um entendimento das práticas discriminatórias no cotidiano escolar que permeiam os currículos e de como os docentes entrevistados se posicionam diante delas. O texto resulta da análise de seis entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no ensino fundamental e no ensino médio de quatro escolas públicas de Blumenau-SC. Observa-se que há discriminações referentes ao desempenho escolar, à classe, à aparência física, ao gênero, sexualidade e raça/etnia. Docentes entrevistados se posicionam como elaboradores de estratégicas e inesperadas táticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações e exclusões que permeiam os cotidianos escolares, propondo para isso tarefas, projetos de intervenção e ações inclusivas, mesmo que sejam limitadas.

Keywords : cotidiano escolar; discriminações; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )