SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialRELACIONES ENTRE EL DESARROLLO INFANTIL Y LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS REPRESENTADAS POR LOS DOCENTES DE EDUCACIÓN FÍSICAENFOQUE HISTÓRICO Y ARTÍSTICO DEL USO DE LOS COLORES AZUL Y ROSA COMO PEDAGOGÍAS DE GÉNERO Y SEXUALIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, José Bonifácio Alves da  y  CERVI, Gicele Maria. DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.210-222.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.42171.

O presente artigo traz um entendimento das práticas discriminatórias no cotidiano escolar que permeiam os currículos e de como os docentes entrevistados se posicionam diante delas. O texto resulta da análise de seis entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes atuantes no ensino fundamental e no ensino médio de quatro escolas públicas de Blumenau-SC. Observa-se que há discriminações referentes ao desempenho escolar, à classe, à aparência física, ao gênero, sexualidade e raça/etnia. Docentes entrevistados se posicionam como elaboradores de estratégicas e inesperadas táticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações e exclusões que permeiam os cotidianos escolares, propondo para isso tarefas, projetos de intervenção e ações inclusivas, mesmo que sejam limitadas.

Palabras clave : cotidiano escolar; discriminações; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )