SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialDOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DIANTE DE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NO COTIDIANO ESCOLARREPRESENTAÇÕES DE MATRIARCAS E DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A CRIANÇA E SUA EDUCAÇÃO: presença e influência no processo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BALISCEI, João Paulo. ABORDAGEM HISTÓRICA E ARTÍSTICA DO USO DAS CORES AZUL E ROSA COMO PEDAGOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.223-244.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46113.

Este artigo de cunho bibliográfico e analítico tem o objetivo de investigar, a partir de aspectos históricos e artísticos, como as cores azul e rosa têm desempenhado pedagogias de gênero e sexualidade em sociedades ocidentais. Adotaram-se os Estudos Culturais e Estudos das Relações de Gênero, aproximando-os de produções artísticas em que o azul e o rosa foram associados a gêneros específicos. Demonstram-se indícios de que, antes do século XX, no ocidente, fora comum identificar meninos de rosa e meninas de azul. Posterior ao século XX, porém, as identificações cromáticas passaram a ser inversas, isto é, o azul foi associado às masculinidades e o rosa, às feminilidades. Por fim, apontam-se referências da Arte Contemporânea a partir das quais o uso convencional do azul e do rosa é questionado e subvertido.

Palavras-chave : gênero; cor; imagem; educação; infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )