SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueHISTORICAL AND ARTISTIC APPROACH TO THE USE OF BLUE AND PINK COLORS AS PEDAGOGIES OF GENDER AND SEXUALITYREFLECTIONS ON SCHOOL EVASION: a problematic in brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. REPRESENTAÇÕES DE MATRIARCAS E DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A CRIANÇA E SUA EDUCAÇÃO: presença e influência no processo formativo. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.245-259.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46716.

Na composição de uma pesquisa acadêmica que tem como objetivo analisar e compreender os sentidos discursivos sobre formação e profissionalização docente entre graduandos(as) do curso de Pedagogia, identificamos a ênfase na influência de grupos sociais e familiares na determinação de representações sobre a criança e sua educação de estudantes de Pedagogia. Destaque importante foi dado à influência familiar de matriarcas - avós e bisavós, aspecto que suscitou continuidade e aprofundamento de análises. Via aporte teórico da História Cultural, questionamos sobre os aspectos das representações: se/qual influência era mantida nas formas de pensar, ser e agir das estudantes em formação. Entendendo que as narrativas circulam no cotidiano dos grupos entrevistados e que compõem a empiria da pesquisa, a partir de sua análise identificamos os aspectos que são articulados pelas estudantes ao papel docente e as formas de ser e agir no processo formativo. Conforme a base teórica assumida, as representações de avós e bisavós se tornam matrizes geradoras de sentidos, que são ancorados na cultura e por isso precisam ser reconhecidos no processo formativo, como parte de um conhecimento prévio dos estudantes que influencia na prática educativa das futuras professoras.

Keywords : formação de professores; cultura; representações; educação da infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )