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Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. REPRESENTAÇÕES DE MATRIARCAS E DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A CRIANÇA E SUA EDUCAÇÃO: presença e influência no processo formativo. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.245-259. Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46716.
Na composição de uma pesquisa acadêmica que tem como objetivo analisar e compreender os sentidos discursivos sobre formação e profissionalização docente entre graduandos(as) do curso de Pedagogia, identificamos a ênfase na influência de grupos sociais e familiares na determinação de representações sobre a criança e sua educação de estudantes de Pedagogia. Destaque importante foi dado à influência familiar de matriarcas - avós e bisavós, aspecto que suscitou continuidade e aprofundamento de análises. Via aporte teórico da História Cultural, questionamos sobre os aspectos das representações: se/qual influência era mantida nas formas de pensar, ser e agir das estudantes em formação. Entendendo que as narrativas circulam no cotidiano dos grupos entrevistados e que compõem a empiria da pesquisa, a partir de sua análise identificamos os aspectos que são articulados pelas estudantes ao papel docente e as formas de ser e agir no processo formativo. Conforme a base teórica assumida, as representações de avós e bisavós se tornam matrizes geradoras de sentidos, que são ancorados na cultura e por isso precisam ser reconhecidos no processo formativo, como parte de um conhecimento prévio dos estudantes que influencia na prática educativa das futuras professoras.
Palabras clave : formação de professores; cultura; representações; educação da infância.