SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueREPRESENTATIONS OF MATRIARCHES AND PEDAGOGY STUDENTS ABOUT CHILDREN AND THEIR EDUCATION: presence and influence in the formative processTHE IMPLICATIONS AND RESPONSE OF ROUSSEAU'S WORK IN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Jucenilton Alves dos. REFLEXÕES SOBRE EVASÃO ESCOLAR: uma problemática na educação brasileira. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.260-270.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951.

Este artigo tem como objetivo evidenciar a relação do alto índice de evasão escolar, distorção idade/série em sala de aula com a não efetivação do planejamento. Discute sobre como o planejamento pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos. A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses têm uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal, no cotidiano dos estudantes. A função social da escola é considerar os aspectos culturais e valorativos e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar e esse é um questionamento constante.

Keywords : planejamento; educação; evasão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )