SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialREPRESENTACIONES DE MATRIARCADOS Y ESTUDIANTES DE PEDAGOGÍA SOBRE NIÑOS Y SU EDUCACIÓN: presencia e influencia en el proceso formativoLAS IMPLICACIONES Y EL RESPALDO DE LA OBRA DE ROUSSEAU EN LA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Jucenilton Alves dos. REFLEXÕES SOBRE EVASÃO ESCOLAR: uma problemática na educação brasileira. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.260-270.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951.

Este artigo tem como objetivo evidenciar a relação do alto índice de evasão escolar, distorção idade/série em sala de aula com a não efetivação do planejamento. Discute sobre como o planejamento pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos. A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses têm uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal, no cotidiano dos estudantes. A função social da escola é considerar os aspectos culturais e valorativos e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar e esse é um questionamento constante.

Palabras clave : planejamento; educação; evasão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )