SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueREFLECTIONS ON SCHOOL EVASION: a problematic in brazilian educationTHE CRUEL VIRUS PEDAGOGY: Lessons to understand the crisis caused by the coronavirus and its consequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RIOS, Míriam Benites; BRANCO, Lilian Soares Alves  and  CONTE, Elaine. AS IMPLICAÇÕES E O RESPALDO DA OBRA DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.271-286.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146.

Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente.

Keywords : educação; Rousseau; pedagogia moderna; faculdades humanas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )