SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialREFLEXIONES SOBRE EVASIÓN ESCOLAR: una problemática en la educación brasileñaLA CRUEL PEDAGOGÍA DEL VÍRUS: Lecciones para comprendernos las crisis provocadas por el coronavirus y sus desarrollos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIOS, Míriam Benites; BRANCO, Lilian Soares Alves  y  CONTE, Elaine. AS IMPLICAÇÕES E O RESPALDO DA OBRA DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.271-286.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146.

Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente.

Palabras clave : educação; Rousseau; pedagogia moderna; faculdades humanas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )