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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RIOS, Míriam Benites; BRANCO, Lilian Soares Alves  e  CONTE, Elaine. AS IMPLICAÇÕES E O RESPALDO DA OBRA DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.271-286.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146.

Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente.

Palavras-chave : educação; Rousseau; pedagogia moderna; faculdades humanas.

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