SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialAS IMPLICAÇÕES E O RESPALDO DA OBRA DE ROUSSEAU NA EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Luthiane Mizak Valença de. RESENHA A CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS Boaventura de Sousa Santos, 2020 Lições para compreendermos a crise causada pelo coronavirus e seus desdobramentos. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.287-290.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.52346.

A resenha destaca as principais contribuições da obra A cruelpedagogia do vírus, relevante ensaio escrito por Boaventura de Sousa Santos, no ano de 2020, em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavirus. No livro se apresentam importantes lições que ajudam a compreender os efeitos da crise, bem como identificar suas diversas causas e implicações ligadas ao cenário econômico, político e social em que vivemos. O autor propõe alternativas viáveis que indicam a necessidade de mudarmos a forma de nos relacionarmos com os diferentes seres vivos existentes no planeta. A obra é de extrema relevância, pois ajuda a refletir sobre um tema emergente que tem alterado profundamente nossa forma de ser, conviver, trabalhar e estudar, colocando em cheque aspectos fundamentais concernentes ao futuro da nossa existência.

Palavras-chave : coronavírus; crise; lições.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )