SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62MUJERES QUILOMBOLAS EN LA COMUNIDAD CÓRREGO DO MEIO Y LA BÚSQUEDA POR LA ENSEÑANZA FORMALEN DEFENSA PROPIA: la escritura feminina negra como confrontación y transgresión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

VALENTIM, Silvani dos Santos  y  SOUZA, Andréia Carvalho de. JOVENS NEGRAS PERIFÉRICAS: afloradas interseccionalidades de raça e gênero. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.23-37.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49743.

Objetiva-se com este artigo que as reflexões sobre a interseccionalidade de raça e gênero possam promover a articulação dessas categorias com o contexto socioeconômico e do mundo do trabalho, para elevá-las a um lugar sacramental nas discussões sobre esses marcadores. Esses marcadores são tomados, também, como categorias, por serem mais do que simplesmente ferramentas analíticas. Devem ser capazes de desvelar o racismo estrutural e institucional, para construção de um discurso que não se contente com visões parciais e dicotômicas no tratamento das diferenças. São interseccionalidades afloradas porque excitam e tensionam a realidade em que as cinco jovens negras trabalhadoras pesquisadas são protagonistas de suas experiências, no contexto de relações sociais que produzem subjetividades estruturadas a partir de processos renovadores de construções identitárias de raça e gênero.

Palabras clave : jovens negras periféricas; interseccionalidade; raça; gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )