SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62IN SELF-DEFENSE: black female writing as a confrontation and transgressionPEDAGOGY OF CIRCULARITY: teaching fundamentals inspired by Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

OLIVEIRA, Julvan Moreira de  and  ADJOUDEME, Narcisse Sylvestre Sègla. O PROBLEMA DA INTRODUÇÃO DAS LÍNGUAS NACIONAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL FORMAL DO BENIM: forças e restrições. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.50-63.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49726.

O objetivo deste estudo é mostrar a relevância da introdução das línguas nacionais no sistema de educação formal beninense. Situando-se no campo da Antropologia da Educação (CARVALHO, 1982a; 1982b) e compreendendo que pela língua a educação cultural se transmite, combina o método qualitativo, tendo como amostra 18 pessoas: três funcionários do Ministério da Educação, quatro funcionários da Direção de Promoção de Idiomas, dois pais de alunos e dois técnicos de recursos humanos. A análise dos resultados concluiu que quase todos os entrevistados ressaltaram a introdução das línguas nacionais como de importância capital. O resultado do estudo confirmou, ainda, essa premência. Houve distintas propostas, considerando o vínculo entre a linguagem como vetor para desenvolvimento e a adaptação das realidades endógenas.

Keywords : língua; bilinguismo; multilinguismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )