SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62EM LEGÍTIMA DEFESA: a escrita feminina negra como enfrentamento e transgressãoPEDAGOGIA DA CIRCULARIDADE: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Julvan Moreira de  e  ADJOUDEME, Narcisse Sylvestre Sègla. O PROBLEMA DA INTRODUÇÃO DAS LÍNGUAS NACIONAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL FORMAL DO BENIM: forças e restrições. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.50-63.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49726.

O objetivo deste estudo é mostrar a relevância da introdução das línguas nacionais no sistema de educação formal beninense. Situando-se no campo da Antropologia da Educação (CARVALHO, 1982a; 1982b) e compreendendo que pela língua a educação cultural se transmite, combina o método qualitativo, tendo como amostra 18 pessoas: três funcionários do Ministério da Educação, quatro funcionários da Direção de Promoção de Idiomas, dois pais de alunos e dois técnicos de recursos humanos. A análise dos resultados concluiu que quase todos os entrevistados ressaltaram a introdução das línguas nacionais como de importância capital. O resultado do estudo confirmou, ainda, essa premência. Houve distintas propostas, considerando o vínculo entre a linguagem como vetor para desenvolvimento e a adaptação das realidades endógenas.

Palavras-chave : língua; bilinguismo; multilinguismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )