SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62THE PROBLEM OF THE INTRODUCTION OF NATIONAL LANGUAGES IN THE BENIN FORMAL EDUCATIONAL SYSTEM: strengths and constraintsEDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND KINDERGARTEN: focusing on the experiences based on the use of textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERREIRA, Tássio. PEDAGOGIA DA CIRCULARIDADE: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.64-77.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49511.

A Lei n. 10.639/2003, isoladamente, não representará efeito real no processo de ensino e aprendizagem na educação básica brasileira. A questão é ampliada sendo necessário refletir sobre a constituição da escola, seus pilares didáticos que não refletem o modo de pensar / existir / expressar da maioria das pessoas do país. Esta pesquisa reflete sobre os processos de ensino e aprendizagem inspirados no conhecimento tradicional do Candomblé Congo-Angola, ancorado na filosofia Bantu, em sua visão de mundo e noção de sociedade. Para adensar a discussão, o Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi é afrografado na pesquisa como inspiração para pensar uma educação antirracista que favoreça a integralização da pessoa como cerne do processo.

Keywords : processos de ensino e aprendizagem; cultura Bantu; tradição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )