SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62EL PROBLEMA DE LA INTRODUCCIÓN DE IDIOMAS NACIONALES EN EL SISTEMA EDUCATIVO FORMAL DE BENIN: fuerzas y restriccionesEDUCACIÓN DE RELACIONES ÉTNICO-RACIALES Y EDUCACIÓN INFANTIL: centrándose en experiencias basadas en el uso de folletos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERREIRA, Tássio. PEDAGOGIA DA CIRCULARIDADE: fundamentos de ensino inspirados no Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.64-77.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49511.

A Lei n. 10.639/2003, isoladamente, não representará efeito real no processo de ensino e aprendizagem na educação básica brasileira. A questão é ampliada sendo necessário refletir sobre a constituição da escola, seus pilares didáticos que não refletem o modo de pensar / existir / expressar da maioria das pessoas do país. Esta pesquisa reflete sobre os processos de ensino e aprendizagem inspirados no conhecimento tradicional do Candomblé Congo-Angola, ancorado na filosofia Bantu, em sua visão de mundo e noção de sociedade. Para adensar a discussão, o Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi é afrografado na pesquisa como inspiração para pensar uma educação antirracista que favoreça a integralização da pessoa como cerne do processo.

Palabras clave : processos de ensino e aprendizagem; cultura Bantu; tradição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )