SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62PEDAGOGÍA DE CIRCULARIDAD: fundamentos de enseñanza inspirados en Unzó ia Kisimbi ria Maza NzambiPOSIBLES DIÁLOGOS ENTRE ESCUELAS Y TERREIROS: estrategias para la lucha contra el racismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARVALHO, Thaís Regina de. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: em foco as vivências a partir da utilização de apostilas. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.78-91.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49616.

O presente artigo apresenta análises sobre o tema educação das relações étnico-raciais na educação infantil. Assim, o objetivo foi compreender os aspectos que envolvem a referida temática em uma turma de crianças de quatro anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil que utiliza apostilas e está localizado no estado do Paraná. Para a coleta de dados, foi realizada observação participante e a partir dos diversos momentos foram elaborados diários de campo, gravação de áudios e registros fotográficos. Pelas análises observamos que os cabelos podem ser apontados como algo relevante nos diálogos e brincadeiras entre as crianças, principalmente entre as meninas. Além disso, é possível afirmar que não há na apostila uma presença expressiva de personagens e conteúdos que contemplem a diversidade étnico-racial e este fato atrelado à necessidade de cumprimento das unidades e dos conteúdos do livro contribuiu para a ausência da realização de trabalhos intencionais a respeito do tema.

Palabras clave : educação das relações étnico-raciais; educação infantil; apostilas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )