SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62EDUCATION OF ETHNIC-RACIAL RELATIONSHIPS AND KINDERGARTEN: focusing on the experiences based on the use of textbooksFORMAÇÃO DE PROFESSORES E RACISMO — where are we going? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANT’ANNA, Cristiano  and  SILVA, Isadora Souza. DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ESCOLAS E TERREIROS: estratégias de luta contra o racismo. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.92-105.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49709.

Este artigo é um recorte de pesquisas de Doutorado que se ocupam em estudar crianças de terreiros (CAPUTO, 2012), destacando o cargo feminino de Makotas e sua importância na manutenção do grande complexo cultural formado a partir da diáspora africana, em específico, os candomblés brasileiros bem como os processos de discriminação e racismo religioso que essas mesmas crianças passam em seus cotidianos. Pretende-se compartilhar o quanto de riqueza e sabedoria circulam nos cotidianos de terreiros, atravessando e resistindo ao tempo e espaço, auxiliando assim na construção identitária e empoderamento de diversas crianças e jovens adeptos da religião. Optamos por um referencial teórico decolonial e cotidianista, representando os saberes oriundos desses locais (ALVES, 2010; CAPUTO, 2012, 2018, 2020; SANTOS, 2010, entre outros). Acreditamos em uma perspectiva insurgente, que traga para os espaços formais do saber os conhecimentos da chamada gramática dos terreiros, como forma de estratégia de luta antirracista.

Keywords : Makotas; crianças de terreiro; religião de matriz africana; racismo religioso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )