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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MACEDO, Rejane Lucia Amarante de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RACISMO — para onde vamos?. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.106-115.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49740.

Escrever sobre racismo, nos dias atuais, é trazer à tona fatos do cotidiano que apontam para o debate sobre a questão racial no Brasil. A proposta dessa escrita baseia-se no reconhecimento de que o racismo está presente também na formação de professores e, de um modo geral, muitos preconceitos concebidos e introjetados ao longo da vida social estão no espaço escolar de forma explícita, ou ainda, de forma camuflada. Pensar a formação de professores como um espaço de discussão das relações raciais é possível? Na sociedade brasileira o racismo se efetiva de diversas formas e o racismo se dá não apenas pelas questões culturais, mas também com relação aos aspectos físicos observáveis no corpo do/a negro/a. Nesse cenário apresentado, esse artigo dará maior destaque à educação que acontece no interior da escola, pois há tempos recai sobre ela uma aposta para a emancipação e garantia de melhores condições de vida para a população negra.

Palabras clave : formação de professores; racismo; discriminação racial; currículo.

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