SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RACISMO — para onde vamos?AFROCENTRICIDADE E PENSAMENTO DECOLONIAL: perspectivas epistemológicas para pesquisas sobre relações étnico-raciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEIXOTO, Fabiana de Lima. ENCRUZILHADA DE SABERES EM TEMPOS DE CÓLERA: currículo decolonial e pedagogias da escrevivência. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.116-130.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49741.

Com a entrada de novos sujeitos do conhecimento na universidade pública brasileira, por meio de políticas de cotas, foram exigidas reformas paradigmáticas na organização e no currículo do ensino superior, a partir de perspectivas epistemológicas pluriversais. Assim, dialogando com perspectivas teórico-metodológicas que estabelecem diálogo entre decolonialidade e educação, o objetivo principal deste artigo é a reflexão crítica sobre cursos de formação docente em universidade pública da Bahia que apostam na pluriversalidade epistêmica, no ensino interprofissional e na interdisciplinaridade, abrindo trincheira para a experimentação de pedagogias decoloniais. A arquitetura curricular da UF constituiu-se, entre 2015 e 2019, em uma perspectiva integradora de saberes, práticas e segmentos do ensino superior (graduação e pós-graduação), organizados por sistema de ciclos, compostos por fases sucessivas e articuladas de formação, responsáveis por intensa flexibilidade na trajetória curricular do estudante de graduação. A partir desse contexto, esse artigo relatará criticamente a atuação de uma intelectual negra na Licenciantura Interdisciplinar de Ciências Humanas e Artes, no que diz respeito à maneira pela qual tem produzido conhecimentos e práticas pedagógicas em torno das relações étnico-raciais, da estética negrodescendente, do racismo, de episteme afro-brasileira.

Palavras-chave : formação docente; currículo decolonial; educação antirracista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )