SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62AFROCENTRICIDADE E PENSAMENTO DECOLONIAL: perspectivas epistemológicas para pesquisas sobre relações étnico-raciaisMARACATU RURAL NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NAZARÉ DA MATA-PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOARES, Rodrigo Lemos  e  DILLMANN, Mauro. DANÇAS EM TERREIROS: educação dos corpos para as giras na Quimbanda. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.144-156.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49498.

As danças, em terreiros, são elementos constituintes de caracteres específicos de expressividade, elas reiteram identidades. O artigo em questão problematiza a educação dos corpos em relação às danças de exus e pombagiras, em terreiros de Quimbanda, na cidade do Rio Grande / Rio Grande do Sul. Utilizamos, para tanto, conceitos como educação dos corpos e danças, para discutir sobre essas manifestações em terreiros de Quimbanda. As danças em terreiros, especificamente as de exus e pombagiras, estão vinculadas com noções acerca do que significa ser um sujeito religioso, que pertence a um local específico, uma expressividade religiosa. Dançar, a partir das mitologias dos exus ou das pombagiras, é aqui entendido como acontecimento sociocultural, que tem por base noções de pertencimento. O aporte teórico desse texto está centrado nos estudos culturais, na sua vertente pós-estruturalista e as narrativas foram produzidas a partir de entrevistas estruturadas, sendo os dados observados sob uma análise cultural. Consideramos, então, que as danças compõem o aparato ritualístico dos terreiros; além disso, elas não possuem caráter único e sinalizam produções de identidades. Assim, especifica-se que dançar, nesses locais, é uma manifestação simbiótica entre entidades e sujeitos, a qual resulta em uma forma de expressão da religiosidade.

Palavras-chave : educação dos corpos; dança; Quimbanda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )