SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62DANÇAS EM TERREIROS: educação dos corpos para as giras na QuimbandaSOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NA CRECHE DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Daiane Lopes da  e  ARANTES, Adlene Silva. MARACATU RURAL NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NAZARÉ DA MATA-PE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.157-172.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49661.

Investigamos como as políticas curriculares da educação infantil no município de Nazaré da Mata, Pernambuco atendem as orientações das legislações em vigor no âmbito das relações étnico-raciais. O estudo de cunho qualitativo utilizou a entrevista semiestruturada, a análise documental e o grupo reflexivo. Todas as questões éticas foram atendidas. Percebemos que a história e cultura afro-brasileira e africana ainda são trabalhadas de maneira tímida como afirmaram as participantes da pesquisa, mesmo o maracatu estando presente na proposta curricular para a educação infantil do município. Portanto, faz-se necessário, ações voltadas para a formação continuada dos professores para que possam intensificar práticas que valorizem a cultura afro-brasileira num município em que o maracatu faz parte da vida de muitas famílias e não é abordado como deveria. Uma cultura tão rica que pode contribuir para a formação de sujeitos conscientes de sua identidade cultural, étnica e racial.

Palavras-chave : políticas curriculares; relações étnico-raciais; educação infantil; maracatu rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )