SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62MARACATU RURAL EN LA PROPUESTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE EDUCACIÓN INFANTIL EN NAZARÉ DA MATA-PEAUTODECLARACIÓN RACIAL Y DESARROLLOS EDUCACIONALES EN LA ESCUELA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

AQUINO, Pedro Neto Oliveira de  y  CRUZ, Silvia Helena Vieira. SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NA CRECHE DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLAS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.173-185.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.48196.

A presente pesquisa analisou as interações com colegas de turma vivenciadas por crianças negras remanescentes de quilombolas que frequentam creche na própria comunidade, com foco nas implicações de possíveis processos de identificação étnico-racial nessas interações. O procedimento utilizado para a construção dos dados foi a observação participante. A análise indica que as interações entre as crianças pareciam não sofrer implicações das diferenças de cor de pele, tipo de cabelo ou por outras marcas fenotípicas das crianças negras, o que parece decorrer do fato de as possibilidades de identificar essas diferenças e atribuir qualidades a elas ainda estarem em desenvolvimento, como processos de percepção e significação da realidade, e das experiências que elas viveram até então, tanto na instituição, como nas famílias, não terem sido marcantes para dar um forte colorido a essas diferenças. As relações afetivas foi o que pareceu ser considerado nas interações vivenciadas no coletivo investigado.

Palabras clave : relações étnico-raciais; crianças negras; creche.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )