SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62ETHNIC-RACIAL SOCIALIZATION OF CHILDREN IN THE DAYCARE OF A DESCENDING FROM QUILOMBOLA COMMUNITYEVASION AND PERMANENCY OF STUDENTS QUOTAS AND NON-QUOTAS RACIAL IN TECHNICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

VIDEIRA, Piedade Lino; OLIVEIRA, Wesley Vaz  and  PENHA, Sabrina Silva. AUTODECLARAÇÃO RACIAL E DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.186-202.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.48594.

Este trabalho aborda questões educacionais do processo formativo relativo à autodeclaração racial dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual General Azevedo Costa1, localizada no município de Macapá, Amapá. O objetivo dessa análise consistiu em investigar como os estudantes do ensino médio se autodeclaram do ponto de vista racial. Utilizou-se como metodologia práticas de pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários aos discentes, registros e anotações em atividade de campo, e a pesquisa quantitativa para auxiliar na análise de dados. Assim, constatou-se que a autodeclaração racial é configurada de maneira complexa pelos discentes, visto que a construção da identidade negra é um processo dificultoso, permeado de tensões, com implicações formativas e educacionais.

Keywords : autoafirmação da identidade negra; estudantes do ensino médio; escola pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )